Páginas

quinta-feira, 28 de julho de 2011

O que é cultura?

  É comun ouvirmos muitas pessoas dizerem quando uma pessoa não tem cultura é por não saber, escrever, não ter contato com dança, artes eruditas. Se compararmos uma pessoa formada com diploma universitário com uma pessoa que não sabe ler nem escrever dizemos que o universitário  é ''cheio de cultura'' . Mas na realidade não é bem assim, muitas pessoas comentem esse erro principalmente quando dizem "O povo não tem cultura".
  Esta é uma concepção arbitrária e equivocada a respeito do que realmente significa o termo “cultura”. Mas também não podemos dizer que as pessoas que tem acesso a livros  e música não tenha cultura.
  Afinal é impossível que uma pessoa nasça sem cultura todos nos temos cultura mas de formas diferentes. Pois a cultura ela é passada de uma geração para outra de um povo para outro de uma sociedade para outra pois ela é essencial na formação social principalmente dos jovens.
   Então cultura: são práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço/tempo. Se referir a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e "preenchem" a sociedade. Explica e dá sentido a cosmologia social, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.
   Temos que cuidar de nossa cultura preserva - lá por que um povo sem cultura é um povo sem identidade.
o que você achou deste artigo deixe seu comentário ele é de muita importância

terça-feira, 12 de julho de 2011

Festa de Senhora Santana Aquidabã-SE

Senhora Santana é a padroeira da Cidade de Aquidabã ha. 
Relatos que os primeiros moradores da cidade eram devotos de Senhora Santana por isso ela se tornou padroeira de nossa cidade. E no mês de julho se comemora a festa de senhora Santana que é sem duvida nenhuma a maior festa da cidade tanto do ponto de vista religioso, e da festa social que é realizada com bandas e às vezes com grupos folclóricos a cidade fica cheia de turistas nessa época do ano que aquecem a economia local.
A festa de Santana, que se passa a 26 de julho, encerra o ciclo das festas de folclore e fogueiras. Outrora, era, sem dúvida, mais alegre e ruidosa, mas nunca alcançou o mesmo esplendor das dos santos de junho. Entretanto, dentre as figuras bíblicas, a de Santana logrou certa repercussão no nosso tradicionalismo cristão, sendo venerada ao longo do tempo.
É bem compreensível, aliás, essa popularidade, uma vez que Santana teve a graça de ser mãe de Maria Santíssima e avó de Jesus. 


Obtenha informações sobre a Festa de Senhora santana 2013 clicando Aqui‼
Programe-se


Dia 17/07/2011 (Domingo) Bloco 100% JESUS.
Dia 23/07/2011 (Sábado) Arrastão com Levada metal. No palco: Cavalo de Pau, Brucelose, Baby Som.
Dia 24/07/2011 (Domingo) Arrastão com Seeway. No palco Arrocha.com, Limão com Mel, Raça Negra.
                                                              -------
Dia 26/07/2011 (Terça-Feira) Apartrir das 16:00 hs procissão de Senhora Santana pelas principais  ruas da cidade. A noite no palco Garota Safasda, Joilson  e Danielzinho & Quarto de Milha.

A festa está ano foi maravilhosa um grande sucesso quase não ouve brigas e a procissão e as novenas levou milhares de fiéis as ruas da cidade agora é esperar a festa do porximo ano...

sábado, 9 de julho de 2011

Reciclagem - é hora de se consientizar

   Vemos hoje no Brasil mais da metade do lixo que é produzido no nosso pais  não é reciclado. Deveria haver uma conciência maior por parte da população pois todo tipo de lixo que é produzido no Brasil vai parar nos lixoes a céu aberto que acaba poluindo o ar, o solo, as águas que são um bem  tão  precioso para nos humanos e não-humanos. Uma das praticas que deveriam ser usadas nas casa da maioria das pessoas seria a separação do lixo seco do lixo umido que consciste em separar o lixo orgânico do lixo reciclavel como por exemplo garrafas pet, papel, papelão, alumínio e todo tipo de metal dos restos de alimento. So para vocês terem uma idéia quase  98%  das  latinhas de aluminio  já  sao  reciclados no  Brasil. Isso  é  um belo exemplo  de  pratica da  sustentabilidade.
 É muito importante a existência de políticas públicas que organize e oriente a população a não jogar tudo o que se descarta como lixo geral, mas sim, colaborar na organização da coleta seletiva. É preciso uma educação ambiental visando criar a cultura conservacionistas sustentável, com atitudes que contribui com a separação do lixo orgânico daquele reciclável, cabendo as prefeituras a obrigação de recolher tudo e dar o destino correto aos descartes, porque não podem ser abandonados aleatoriamente.
A preocupação com o meio ambiente nunca teve em tamanha evidência, seja nas manchetes jornalísticas, nas campanhas publicitárias ou na sociedade civil. O que antes era “papo de ambientalista” está cada vez mais presente nas escolas, nas rodas de conversas entre amigos e nas mudanças de atitudes das pessoas.
Tais mudanças podem ser justificadas também pelos números do estudo elaborado pelo IPEA, em 2010, no qual o Brasil perde, anualmente, cerca de R$8 bilhões por não fazer a correta reciclagem do seu lixo. Atualmente a coleta seletiva só está presente em 443 municípios brasileiros, mas, com a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), todos os cerca de cinco mil municípios do País deverão implantar a coleta seletiva de lixo até 2014.



  Fonte; separeolixo.com/ hot site do ministério do meio ambiente.
     Gostarão do texto. Fica aqui minha pergunta. Nossa cidade é capaz de implantar uma coleta seletiva de lixo até 2014? O que vocês acham?