Páginas

quarta-feira, 7 de março de 2012

O turismo em Aquidabã

O turismo em Aquidabã é bem diversificado e como todas as cidades tem a chamada "alta temporada" que é o período onde  mais visitantes chegam a cidade. Em Aquidabã se destacam alguns tipos de turismo o turismo cultural e o religioso. O turismo Religioso se destaca a festa de Senhora Santana que é maior festa da cidade e que atrai milhares de fieis  e visitantes tanto para as festividades religiosas as novenas e a procissão quanto a festa social que acontece no centro da cidade com varias bandas locais, regionais e até nacionais. Outra festa religiosa que se destaca é a de Santos Reis. Uma das maiores festas culturais do município acontece no mês de junho no período dos festejos juninos que é o Casamento do Matuto que é uma grande tradição do município já que muitas pessoas gostam de vaquejada e vem pessoas de várias cidades vizinhas para participar dessa grandiosa festa que ao final  tem a tradicional encenação do casamento caipira.
Mas aos poucos outras festividades vão atraindo mais visitantes numa quantidade menor mas que já estão se tornando tradição como é o caso do carnaval e o aniversario da cidade. E não é só na sede que existem festas culturais não, os povoados também tem grande festas e muito bem animadas e que atrai um grandes numero de visitantes.
O turismo em Aquidabã é de grande importância pois gera renda e movimenta a economia do município.
O turismo é, principalmente, grande gerador de receita, é social por gerar grande número de postos de trabalho direto e indireto; cultural, pois preserva a identidade do lugar, como monumentos históricos grupos folclóricos ; e ambiental, por aliar renda e preservação, um exemplo disso é o ecoturismo, que só existe com a preservação do meio-ambiente.
Como nem tudo é um mar de rosas a cidade ainda precisa melhorar em algumas coisas, como dar mais importância a atividades culturais, mais feiras de artesanato apresentações culturais pelo dia, pois não é só o jovem que participa das festas a noite tem também aquelas pessoas de mais idade, até mesmo pessoas mais jovens  que procuram algo mais calmo tranqüilo durante o dia para conhecer um pouco da cultura local. Isso é de muita importância  até mesmo para divulgar os artesãos e artistas plásticos que a cidade tem isso seria uma forma de incentivar e divulgar o que o a cidade tem de bom. Pois o turismo ajuda toda a cidade tanto do ponto de vista social, cultural e econômico.

4 comentários:

  1. MOSTRAR CAVALHEIROS BÊBADOS É CULTURA? RRSRSRSRSRS

    ResponderExcluir
  2. ATÉ QUE A CIDADE É MAIS OU MENOS, LINDAS GAROTAS,SÓ FALTA MOSTRAR SUA CULTURA AOS VISITANTES,FAÇA ISTO PESQUISE OS TALENTOS ESCONDIDOS QUE VOCÊS AINDA NÃO DESCOBRIRAM E SE DESCOBRIRAM ESTÃO MUTILANDO.

    ResponderExcluir
  3. AS pessoas bebem por que querem o casamento do matuto no inicio era uma festa totalmente virada para a cultura e o divertimento de seus participantes mais infelizmente esta festa esta sendo descaracterizada e cabe a nos olhar- mos bem para o futuro de nossa cidade e de nossas manifestações culturais isso faz parte de nossa historia ha mais de 45 anos que ela existe e devemos dar valor ao que nos resta e e procurar conhecer um pouco melhor a nossa historia e nem todos se embebedam durante o casamento pra deixar bem claro ok não generalize!!!!

    ResponderExcluir
  4. Na nossa cidade existe varias manifestações culturais de grande importância existem artistas esplêndidos, artesões e artesãs de grande trabalhos que iriam beneficiar nossa cidade mais eles não tem espaço e nem incentivo. Mais infelizmente a população não cobra de nossos administradores um pouco mais de responsabilidade e trabalho na areá da cultura ate por que não existe em Aquidabã um a secretaria de cultura!!! estamos em ano de eleição e é hora das pessoas mudarem a realidade de nossa cidade com o novo chega de tanto desrespeito com nossa cultura que é tão rica mais pouco valorizada!!!! Ainda existem pessoas que lutam por nossa cultura mais elas não tem um apoio de grande porte!!!

    ResponderExcluir

Participe! deixe seu comentário aqui.