Páginas

sábado, 9 de julho de 2011

Reciclagem - é hora de se consientizar

   Vemos hoje no Brasil mais da metade do lixo que é produzido no nosso pais  não é reciclado. Deveria haver uma conciência maior por parte da população pois todo tipo de lixo que é produzido no Brasil vai parar nos lixoes a céu aberto que acaba poluindo o ar, o solo, as águas que são um bem  tão  precioso para nos humanos e não-humanos. Uma das praticas que deveriam ser usadas nas casa da maioria das pessoas seria a separação do lixo seco do lixo umido que consciste em separar o lixo orgânico do lixo reciclavel como por exemplo garrafas pet, papel, papelão, alumínio e todo tipo de metal dos restos de alimento. So para vocês terem uma idéia quase  98%  das  latinhas de aluminio  já  sao  reciclados no  Brasil. Isso  é  um belo exemplo  de  pratica da  sustentabilidade.
 É muito importante a existência de políticas públicas que organize e oriente a população a não jogar tudo o que se descarta como lixo geral, mas sim, colaborar na organização da coleta seletiva. É preciso uma educação ambiental visando criar a cultura conservacionistas sustentável, com atitudes que contribui com a separação do lixo orgânico daquele reciclável, cabendo as prefeituras a obrigação de recolher tudo e dar o destino correto aos descartes, porque não podem ser abandonados aleatoriamente.
A preocupação com o meio ambiente nunca teve em tamanha evidência, seja nas manchetes jornalísticas, nas campanhas publicitárias ou na sociedade civil. O que antes era “papo de ambientalista” está cada vez mais presente nas escolas, nas rodas de conversas entre amigos e nas mudanças de atitudes das pessoas.
Tais mudanças podem ser justificadas também pelos números do estudo elaborado pelo IPEA, em 2010, no qual o Brasil perde, anualmente, cerca de R$8 bilhões por não fazer a correta reciclagem do seu lixo. Atualmente a coleta seletiva só está presente em 443 municípios brasileiros, mas, com a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), todos os cerca de cinco mil municípios do País deverão implantar a coleta seletiva de lixo até 2014.



  Fonte; separeolixo.com/ hot site do ministério do meio ambiente.
     Gostarão do texto. Fica aqui minha pergunta. Nossa cidade é capaz de implantar uma coleta seletiva de lixo até 2014? O que vocês acham?

Um comentário:

  1. É uma iniciativa boa, porém será que os municipios estao preparados para essa mudança?

    ResponderExcluir

Participe! deixe seu comentário aqui.