Páginas

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Literatura de cordel

A literatura de cordel uma das manifestacões culturais mais belas do Nordeste brasileiro mas para entender mehor vamos explicar o que é e qual a sua origem.
 A literatura de cordel é uma espécie de poesia popular que é impressa e divulgada em folhetos ilustrados com o processo de xilogravura. Também são utilizadas desenhos e clichês zincografados. Ganhou este nome, pois, em Portugal, eram expostos ao povo amarrados em cordões, estendidos em pequenas lojas de mercados populares ou até mesmo nas ruas.

Ao chegar ao brasil tarzido pelos portugueses se tornou um sucesso ocorre em função do preço baixo, do tom humorístico de muitos deles e também por retratarem fatos da vida cotidiana da cidade ou da região. Os principais assuntos retratados nos livretos são: festas, política, secas, disputas, brigas, milagres, vida dos cangaceiros, atos de heroísmo, milagres, morte de personalidades etc.
O cordel tem que ser preservado pois ele é umas das manifestações culturais mais ricas do Nordeste ele pode ser  uma importante ferramenta de incusão social e pode ser utilizado para incentivar a leitura das crianças já que se trata de textos humoristicos ajudando na educação das criancas.Vamos preservar e valorizar os cordelistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! deixe seu comentário aqui.