Páginas

sábado, 22 de junho de 2013

Prof: Elia Barbosa lança o Livro "TENICE E SUA HISTÓRIA"

 Na noite de sexta-feira dia 21 de junho, foi lançado no Memorial Cantor José Augusto o Livro Tenice e sua História livro este que é fruto das pesquisas feitas na cidade de Aquidabã Sergipe  pela Professora Elia Barbosa de Andrade que é professora na Unit-Universidade Tiradentes. 
Foto: da esquerda para a direita, Prof. Albertino,
 Dona Edvan, Claudieny e Dona Tenice
 Contando a história de uma mulher guerreira, alegre que cuidou  da casa e da família, uma mulher lutadora e trabalhadora, que sempre viveu no campo, e  na lida do gado aprendeu aboiar, que é um canto nordestino utilizado pelos vaqueiros na lida com o gado.  Contando a história de vida desta cantora de aboio de nossa cidade e que hoje já faz parte do patrimônio cultural imaterial de Aquidabã a professora Elia da mais uma vez uma grande contribuição na preservação de nossa cultura ela que já lançou vários outros livros como o Livro Aquidabã em Versos .
 A no evento de lançamento estavam presentes, o Professor Albertinho que é uma pessoa que luta firmemente pela manutenção da cultura de nossa cidade, o Professor Jackson que também é escritor e também já lançou o um livro, teve também a presença da vereadora Tânia de Valter, da Professora Dona Edvan do Colégio Renovado, do secretario municipal de Saúde Moises que também esteve presente, Sr. Daniel pai de Danielzinho, Prof. Claudiney que também é historiador e que luta também pela preservação da nossa história e cultura. Também estavam presentes os familiares e amigos de Dona Tenice e claro a estrela da noite a própria Dona Tenice a homenageada juntamente com seu esposo Afonso /Bidú /.

O livro conta a história contada em versos  e como bem explicou Elia ele tem traços característicos do cordel mas não se classifica como tal, tornando o trabalho rico em detalhes tornando - se  prazeroso para a leitura, trabalho construído e feito atreves de informações cedidas pelo próprio casal. 

  No final do evento foi feita uma grande festa já que a Dona Tenice estava aniversariando, completando mais uma primavera, 80 anos de muita luta, história e claro de alegrias, e não poderia vir presente melhor do que um livro contando a sua história.






Foto: da esquerda para direita, prof. Elia, Prof. Clauidiney e Dona Tenice 

Fotos: Prof. claudney

2 comentários:

  1. MARAVILHOSA HISTÓRIA DE UMA MULHER GUERREIRA DE NOSSO SERTÃO SERGIPANO E EM ESPECIAL DE NOSSA QUERIDA AQUDABÃ, CIDADE QUE TEM MUITO A NOS CONTAR... CIDADE TERNURA...

    ResponderExcluir
  2. Esse casal e um exemplo muito bom para a juventude de hoje, que ela continue com essa alegria.

    ResponderExcluir

Participe! deixe seu comentário aqui.