Páginas

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Agricultura familiar é responsável por 70% dos alimentos consumidos no Brasil

De acordo com o que declarou ao programa “Bom Dia, Ministro” na semana passada o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, a agricultura familiar é responsável por 70% da produção de alimentos consumidos no mercado interno do Brasil, o que garante a segurança alimentar da população.
O ministro também declarou que, com as alterações introduzidas no Código Florestal, as exigências de preservação ambiental para esses pequenos proprietários será diferente daquela exigida aos grandes proprietários de terra. Segundo Pepe Vargas, a medida visa, além de garantir a preservação do meio ambiente, incentivar a inclusão social e a segurança alimentar dos brasileiros, com a produção de alimentos mais saudáveis.
Além da exigência menos rígida aos pequenos produtores em contribuir para a preservação ambiental recompondo vegetações nativas que tenham sido suprimidas, o ministro ressaltou ainda a importância da ferramenta virtual Rede Brasil Rural, criada com o objetivo de ofertar produtos da agricultura familiar, ajudando a impulsionar suas vendas.
A Rede foi anunciada em dezembro do ano passado e entrou em operação em março. Atualmente, segundo o ministro, estão cadastradas 481 associações e cooperativas de agricultores familiares, que representam quase 200 mil agricultores. “Quando se compra este produto diretamente em seu território, se gera renda para seu próprio município”, encerrou Pepe Vargas.

Com informações do Portal do Planalto |

Fonte: Redes para o Desenvolvimento Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! deixe seu comentário aqui.