Páginas

sábado, 10 de março de 2012

O lixo reciclável como fonte de renda

Você sabia que o lixo que jogamos fora e que achamos que não tem mais valor  pode gerar renda ?

Pois é, reciclando você complementa sua renda e, se não o faz, literalmente está jogando dinheiro no lixo, não saber o que fazer com o lixo reciclável é a principal causa da relutância em separar os resíduos domésticos. Não há uma campanha forte e de longa duração para que a população se conscientize, assim o desperdício continua e o fim da poluição ambiental se torna um objetivo difícil de alcançar.
A reciclagem já uma alternativa de renda para várias pessoas porém ainda há falta de informação e conscientização por parte da população. Só par se ter uma idéia o Brasil perde, anualmente, cerca de R$8 bilhões por não fazer a correta reciclagem do seu lixo.   com a aprovação da nova política de resíduos sólidos , todos os cerca de cinco mil municípios do País deverão implantar a coleta seletiva de lixo até 2014.
Certo que em 2014 todo o lixo deve ser feito coleta seletiva mas o que vai acontecer com todo esse material reciclável ? Um bom exemplo são as cidades de São Paulo e Aracaju e outras grandes cidades  que já tem grandes cooperativas de reciclagem e que buscam o devido material na casa dos moradores uma vez por semana ou em ecopontos ( pontos que recebem lixo reciclável ) , e isso deve ocorre com a grande maioria dos municípios brasileiros. Em Aracaju a cooperativa que realiza esse trabalho se chama Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (CARE) . Isso gerara emprego e renda. Além de economia para as prefeituras que gastam milhares de reais para dar fim ao lixo e os problemas criados por ele.
Existem muitas pessoas, que complementam a sua renda ganhando dinheiro através do lixo reciclável que agente acha que não serve para mais nada. Muitas vivem somente de reciclagem.
Se todos tomarem consciência de que o lixo que não serve para a gente é, pode e irá se tornar renda para muitas outras pessoas que por falta de oportunidade não estão trabalhando. Teríamos menos lixos nas ruas e facilitaríamos os serviços daqueles que realmente precisam de ajuda e ajudaríamos também o nosso planeta.
Além do benefício ecológico da reciclagem temos a vantagem financeira. Para se ter uma idéia, 1 kg de latinhas de alumínio recicladas rende aproximadamente R$ 3,50! Veja esta tabela com o valor do kg pago por cada material:

E ao contrario do que muitas pessoas pensam o trabalho de quem recicla é feito em um local apropriado muitas vezes galpões com maquinas, material de segurança como luvas, mascara, óculos de proteção e protetores de ouvido e em cooperativas o valor do material pode ser melhor negociado do que no trabalho individual,e todo o lucro obtido na cooperativa é dividido de acordo com o trabalho dos integrantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! deixe seu comentário aqui.