

A apresentação da metodologia / palestra do tema central foi feita pelo palestrante Roberto da Costa- Diretor da CGE, ( controladoria Geral do Estado de Sergipe)
Na conferência foram feitas mais de 30 propostas, das trinta 20 propostas vão para a conferência estadual. A proposta primeira colocada foi a transmissão das sessões da Câmara municipal pela rádio comunitária com 55 votos, seguido da proposta do de efetivo ensino sobre ética e cidadania nas escolas, devolução dos recursos públicos desviados assim sucessivamente. Foram eleitos os delegados para a conferência estadual, representantes da sociedade civil, do poder público e de associações. 
Tirando Duvidas
O que é?


O que é uma conferência?
Uma conferência convocada pelo poder público é uma ferramenta própria de fomento à participação social, uma iniciativa que tem por finalidade institucionalizar a participação da sociedade nas atividades de planejamento, gestão e controle de uma determinada política ou conjunto de políticas públicas. Trata-se de um momento de reflexão que permite avaliação de ações realizadas anteriormente e o aprofundamento da discussão a respeito dos temas propostos.
É um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante de outras diversas conferências realizadas em nível local, municipal, regional, estadual e federal. Conferências nacionais são, dessa forma, grandes fóruns organizados, em que os diversos segmentos da sociedade debatem, por meio de metodologia específica, todas as políticas públicas do país que sejam referentes aos temas discutidos. A transparência pública e o controle social são os temas centrais da 1ª Consocial.
Eixos temáticos
Os Eixos Temáticos foram propostos pela Comissão Organizadora Nacional – CON e estão definidos no Regimento Interno da Conferência. Existe uma vinculação entre os Eixos Temáticos e o Texto-Base da 1ª Consocial. Os participantes, em todas as etapas, devem debatê-los e tomá-los como base para a elaboração de todas as diretrizes/propostas.
São eles:
1 – Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos;
2 – Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública;
3 – A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle;
4 – Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.
PARA MAIS INFORMAÇõES ACESSE: http://www.cge.se.gov.br OU http://www.consocial.cgu.gov.br/