Páginas

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Os lixões e seus riscos

Aqui já foi comentado e falado em um artigo anterior sobre a questão dos lixões no Brasil,e que eles tem e vão futuramente acabar e serem subistituidos por aterros sanitarios e a coleta se torna-ra seletiva. Agora vamos falar um pouco sobre os riscos que esses lixões, trazem para o meio ambiente e a  Saúde das pessoas.


O lixo pode muitas vezes conter materiais perigosos, que oferecem sérios riscos à saúde humana e ao meio ambiente, como baterias de veículos, pilhas e baterias comuns e de celulares, embalagens de produtos químicos, tóxicos e/ou corrosivos etc.

O lixo depositado em lixões a céu aberto ou em terrenos baldios atrai ratos, baratas, moscas, mosquitos, formigas e escorpiões, entre outros, podendo transmitir doenças como diarréias infecciosas, parasitoses, amebíase etc. Pode ainda permitir o desenvolvimento de larvas de mosquitos vetores de doenças como a dengue e a leishmaniose . Além disso, quando os lixões estão localizados próximos a aeroportos, podem atrair pássaros diversos, principalmente urubus, capazes de provocar acidentes aéreos nas grandes cidades.

Em nossa cidade não é diferente. Em  Aquidabã temos um lixão que é um verdadeiro retrato da vergonha, nesse local vemos pessoas catando lixo para reciclar, em meio a animais mortos, lixo hospitalar, entre outros que trazem riscos para quem trabalha e para quem passa por esse local já que o lixão fica a beira da estarda. Mas o que os nos podemos fazer para mudar essa realidade? Quem são os responsaveis por isso?


Só quem já passou por lá sabe como é a situação das pessoas que tem que trabalhar naquele local para tirar o próprio sustento. E você, ja passou proximo ao lixão de Aquidabã? O que você achou daquela situação? Deixe seu comentário,sua critica e sua sugestão com relação a esse tema.

4 comentários:

  1. eu achei tudo o que eu precisava neste site e achei tudo muito importante para os nossos estudos!

    ResponderExcluir
  2. conseguir achar o q precisava

    ResponderExcluir
  3. achei tudo o que eu queria para o meu trabalho

    ResponderExcluir
  4. Achei oque eu precisava para meu trabalho da escola!!! Valeu !!! :D

    ResponderExcluir

Participe! deixe seu comentário aqui.