Páginas

sexta-feira, 26 de maio de 2017

A Importância da Preservação do Patrimônio Cultural

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre a necessidade e a importância sobre a Preservação do Patrimônio Cultural. Mas afinal de contas, porquê a sua preservação é importante? Então vamos as respostas! 
Imagem - Quadrilha Junina - Foto - Cultura Mix 
Primeiro precisamos entender que todo o conteúdo cultural ou seja toda forma de produção cultural serve para nos identificar enquanto povo. O Carnaval, Festas Juninas, o Festival de Parintins são exemplos de manifestações culturais coletivas, ambas formam o que conhecemos por identidade cultural. (é o sentimento de identidade de um grupo, cultura ou individuo, na medida em que este é influenciado pela cultura do grupo a que pertença) é algo único, distinto e completo que serve para nos identificar enquanto povo. Nos vivemos rodeados pela cultura e ela está presente nos mais diversos espaços e nos mais diversos momentos de nossas vidas, e começa desde a criação de nossos, de nos mostram a forma de se ver o mundo e que essa visão vai variar dependendo do lugar onde se vive. 

É importante preservar o Patrimônio Cultural para manter viva a raízes de nossos antepassados, para que possamos compreender como eram seus costumes e seu modo de viver. Esta preservação não passa apenas pelos bens materiais, como também pelos bens não materiais como as músicas, as festividades religiosas, os saberes e as histórias.  Essa preservação tem que partir principalmente de cada comunidade em cada uma de suas regiões, para que se crie em toda as pessoas um sentimento de pertencimento aquele lugar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! deixe seu comentário aqui.