Páginas

sábado, 23 de junho de 2012

Os 100 anos de Gonzagão


Este ano o O Nordeste comemora o centenário do nascimento do Rei do Baião Luiz Gonzaga. Um dos maiores cantores brasileiros e que levou o nome do nordeste para o Brasil e o Mundo. Nascido na cidade de Exu em Pernambuco no dia 13 de Dezembro de 1912 filho. Sua mãe chamava-se Ana Batista de Jesus (ou simplesmente Santana ). Seu pai Januário José dos Santos, trabalhava na roça, num latifúndio, e nas horas vagas tocava acordeão (Também consertava o instrumento) . Luiz serviu ao exercito por 10 anos também era corneteiro.


Luiz Gonzaga do Nascimento (Exu, 13 de dezembro de 1912 — Recife, 2 de agosto de 1989) foi um compositor popular brasileiro, conhecido como o Rei do Baião.
Foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, para o resto do país, numa época em que a maioria das pessoas desconhecia o baião, o xote e o xaxado. Admirado por grandes músicos, como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Raul Seixas, Caetano Veloso, entre outros, o genial instrumentista e sofisticado inventor de melodia e harmonias, ganhou notoriedade com as antológicas canções Baião (1946), Asa Branca (1947), Siridó (1948), Juazeiro (1948), Qui Nem Jiló (1949) e Baião de Dois (1950). Ele que tinha vários apelidos como:)  

Rei do Baião
Majestade do Baião
Embaixador Sonoro do Sertão
Velho Lua
Bico de Aço
Lula
Pernambuco
Gonzagão

 Luiz Gonzaga que também já esteve em Aquidabã por algumas vezes e cantou e encantou em nossa cidade. 

Luis Gonzaga artista insubistituivel que fez musicas que encantam a jovens, adultos, crianças e idosos até hoje uma alegria e criatividade que nenhum outro cantor já teve. Quem nunca ouviu Samarica parteira e não riu, quem nunca se emocionou ouvindo a Triste Partida um cantor que cantou as tristezas da seca de um povo sofrido mais que nunca deixou de ser feliz e alegre que mesmo em tempos de seca numa perdeu a alegria de viver!!!

Essa é uma pequena homenagem do Blog Cultura e Meio Ambiente aos 100 anos do Rei do Baião.



Assista ao vídeo em homenagem ao Centanário de Gonzagão