Páginas

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Os lixões e seus riscos

Aqui já foi comentado e falado em um artigo anterior sobre a questão dos lixões no Brasil,e que eles tem e vão futuramente acabar e serem subistituidos por aterros sanitarios e a coleta se torna-ra seletiva. Agora vamos falar um pouco sobre os riscos que esses lixões, trazem para o meio ambiente e a  Saúde das pessoas.


O lixo pode muitas vezes conter materiais perigosos, que oferecem sérios riscos à saúde humana e ao meio ambiente, como baterias de veículos, pilhas e baterias comuns e de celulares, embalagens de produtos químicos, tóxicos e/ou corrosivos etc.

O lixo depositado em lixões a céu aberto ou em terrenos baldios atrai ratos, baratas, moscas, mosquitos, formigas e escorpiões, entre outros, podendo transmitir doenças como diarréias infecciosas, parasitoses, amebíase etc. Pode ainda permitir o desenvolvimento de larvas de mosquitos vetores de doenças como a dengue e a leishmaniose . Além disso, quando os lixões estão localizados próximos a aeroportos, podem atrair pássaros diversos, principalmente urubus, capazes de provocar acidentes aéreos nas grandes cidades.

Em nossa cidade não é diferente. Em  Aquidabã temos um lixão que é um verdadeiro retrato da vergonha, nesse local vemos pessoas catando lixo para reciclar, em meio a animais mortos, lixo hospitalar, entre outros que trazem riscos para quem trabalha e para quem passa por esse local já que o lixão fica a beira da estarda. Mas o que os nos podemos fazer para mudar essa realidade? Quem são os responsaveis por isso?


Só quem já passou por lá sabe como é a situação das pessoas que tem que trabalhar naquele local para tirar o próprio sustento. E você, ja passou proximo ao lixão de Aquidabã? O que você achou daquela situação? Deixe seu comentário,sua critica e sua sugestão com relação a esse tema.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Literatura de cordel

A literatura de cordel uma das manifestacões culturais mais belas do Nordeste brasileiro mas para entender mehor vamos explicar o que é e qual a sua origem.
 A literatura de cordel é uma espécie de poesia popular que é impressa e divulgada em folhetos ilustrados com o processo de xilogravura. Também são utilizadas desenhos e clichês zincografados. Ganhou este nome, pois, em Portugal, eram expostos ao povo amarrados em cordões, estendidos em pequenas lojas de mercados populares ou até mesmo nas ruas.

Ao chegar ao brasil tarzido pelos portugueses se tornou um sucesso ocorre em função do preço baixo, do tom humorístico de muitos deles e também por retratarem fatos da vida cotidiana da cidade ou da região. Os principais assuntos retratados nos livretos são: festas, política, secas, disputas, brigas, milagres, vida dos cangaceiros, atos de heroísmo, milagres, morte de personalidades etc.
O cordel tem que ser preservado pois ele é umas das manifestações culturais mais ricas do Nordeste ele pode ser  uma importante ferramenta de incusão social e pode ser utilizado para incentivar a leitura das crianças já que se trata de textos humoristicos ajudando na educação das criancas.Vamos preservar e valorizar os cordelistas.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Coleta seletiva do lixo

 Coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este último tipo de lixo é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos.
No sistema de coleta seletiva, os materiais recicláveis são separados em: papéis, plásticos, metais e vidros. Existem indústrias que reutilizam estes materiais para a fabricação de matéria-prima ou até mesmo de outros produtos.
 Pilhas e baterias também são separadas, pois quando descartadas no meio ambiente provocam contaminação do solo. Embora não possam ser reutilizados, estes materiais ganham um destino apropriado para não gerarem a poluição do meio ambiente.
 Os lixos hospitalares também merecem um tratamento especial, pois costumam estar infectados com grande quantidade de vírus e bactérias. Desta forma, são retirados dos hospitais de forma específica (com procedimentos seguros) e levados para a incineração em locais especiais.
 A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresa, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Este tipo de coleta é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta.