Páginas

terça-feira, 19 de abril de 2011

                   Fsej, cultura, informação, entretenimento e união





O I Forum Social Estadual da Juventude, realizado entre os dias 8 e 10 de abril no ginásio Constâncio Vieira, marcou a juventude dos movimentos sociais em Sergipe com um show de cultura, esporte, informação e entretenimento. Participaram do evento varios representantes de varias cidades inclusive Aquidabâ que foi muito bem representado pelo Projovem Adolescente de Aquidabã, que contou com mais de 40 jovens que participaram das diversas oficinas e palestras do forum.
Em meio às oficinas do Mídia Jovem, adolescentes discutiram, aprenderam, se interessaram. Nesse final de semana, em particular, risos, namoricos, discussão e aprendizado ocuparam o mesmo espaço.
No ar, um clima jovial tornou singular o primeiro dia do Forum que, logo após ganhou um peso especial com as presenças do Deputado Federal Rogério Carvalho (PT), Usiel Rios  ainda(Presidente Municipal do PT), Luci(Secretária  Adjunta da Secretaria de Inclusão Social), Aby (Uses), Ianaiá (Secretária Municipal da Juventude do PT),Maria Teles (Secretaria de Mulheres), Deputado Federal Márcio Macedo (PT), Jeferson (Secretario Estadual da Juventude), Vereadora Rosangela Santana (PT), Esmeraldo (representando o Deputado João Daniel), Prof. Adalberto (Secretário de Educação) e Oswaldo Vilela (Secretário de Cultura do PT).
No segundo dia, de salto alto e conteúdo na cuca a vereadora Rosangela Santana (PT), a Secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino e a Presidente da Fundação Aperipê, Indira Amaral, discutiram educação, cultura e comunicação, respectivamente, e responderam perguntas a respeito de meias passagens, ônibus lotados e universidades.

Fecharam a manhã com graça para que fossem recebidos, a tarde, o Deputado Estadual João Daniel (PT), Dudu (Presidente da Cut) e Chico Buchinho, além das palestras, quase um bate papo casual sobre saúde e esporte ,do Deputado Federal Rogério Carvalho (PT) e Júnior Nunes, Secretário Adjunto de Maurício Pimentel

                                     Saúde e Esporte no FSEJ



Com o tema ‘Saúde e Esporte’ o Deputado Rogério Carvalho (PT) e Júnior Nunes, Secretário Adjunto de Maurício Pimentel ocuparam a mesa do I Forum Social Estadual da Juventude para falar de forma bem dinâmica a respeito das andanças da saúde e do esporte no estado de Sergipe.


Júnior iniciou a discussão pulando, literalmente, do palco, falando, em linguagem jovial, das dificuldades que o esporte tem enfrentado em se tratando de investimento. Hoje, segundo ele, uma verba oriunda do Pre-Sal tem dado ao esporte o prazer de ser financiado.

Júnior referiu-se também ao exemplo pessoal de superação que jugou importante passar aos demais, o fato de ter sido obeso e ter perdido, graças ao esporte, quilos e quilos de gordura e falta de saúde.

Seguindo o pronunciamento de Júnior Nunes, o deputado Federal Rogério Carvalho falou sobre as dificuldades que a saúde pública tem enfrentado e a necessidade de organizar o SUS em cima do Pincípio da Seguridade.

Rogério interagiu da mesma forma que Júnior, falou a linguagem dos jovens e deixou-os bem a vontade. Tudo isso julga-se ter sido resultado da atividade que o MOPS (Movimento de Popular de Saúde) fez, poucos minutos antes da palestra, com a intenção de ‘distencionar’ a juventude.

           Bancada feminina discute educação, cultura e comunicação  


A vereadora Rosangela Santana (PT) compareceu, no segundo dia do I Forum Social Estadual da Juventude, para falar sobre educação. Um tema que há muito é conhecido pela parlamentar tem tomado um rumo nunca  antes imaginado.

Ela começou falando justamente sobre isto, os avanços e perspectivas da educação no Brasil. Se há um século atrás o foco era a saúde, de uns tempos pra cá a educação passou a fazer parte dos primeiros planos das autoridades e da sociedade.

Rosangela falou também sobre a universalização do ensino superor. Em Sergipe, por exemplo, a abertura de novos campus, mais cursos e mais vagas, além da implantação do sistema de cotas têm levado muitos jovens pobres e negros às universidades.

Porém, ainda existe um problema que, para ela, tem urgência em ser resolvido, a quantidade de jovens, em sua maioria, mulheres, que estão vivendo ociosamente, sem trabalho e sem estudo.

Rosangela finalizou questionando a falta de estrutura que ainda existe em algumas escolas. ‘É preciso melhorar os locais de educação’, afirmou.


Também participando da mesa, a Secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino falou da necessidade de aceso à cultura, esta que é direito constitucional do cidadão e tem gerado emprego e renda no estado.

Os grupos presentes no I Festival de Teatro também foram lembrados por ela como uma demonstração de como a cultura tem se tornado acessível em Sergipe.

O assunto diversidade cultural no Estado e o papel da Secult nesta evolução encheu de orgulho a secretária. ‘A nossa missão é valorizar o que se faz em Sergipe e elevar a auto-estima, orgulhando os cidadãos de serem sergipanos’, ressaltou.


Em seguida, a Presidente da Fundação Aperipê, Indira Amaral falou sobre a valorização daquele espaço de discussão que dinamizou todos os jovens com questionamentos a respeito do acesso a comunicação. ‘Os meios de comunicação também são meios de ganhar dinheiro e existe pessoas por trás disso. É necessário que a voz do povo chegue até lá’, comentou.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Sustentabiliade ambiental

Hoje em dia ouvimos falar muito sustentabilidade ambiental ,mas afinal o que Sustentabilidade ambiental?
A sustentabilidade ambiental é a manutenção das funções e componentes do ecossistema, de modo sustentável, podendo igualmente designar-se como a capacidade que o ambiente natural, tem de manter as condições de vida para as pessoas e para outras espécies e a qualidade de vida para as pessoas, tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e a sua função como fonte de energias renováveis como a cana-de-açúcar para produzir o álcool que é utilizado como combustível.

Em outras palavras sustentabilidade ambiental é uma forma de utilizar os recursos naturais de forma responsável retirando o necessário sem prejudicar o meio ambiente. Por exemplo, desmatar uma área de floresta, mas em seguida reflorestar outra área, não jogar lixo nas ruas, não desperdiçar água entre outras coisas.
Preservação do meio ambiente a nossa atitude pode mudar o mundo.